sábado, 30 de março de 2013

Urias, o Grande



Davi matou um gigante, cujo nome era Urias. Golias era ordinário, pequeno; Urias era enorme.  Guerreiro corajoso, leal e virtuoso, Urias lutou na batalha contra os amonitas, enquanto Davi resolveu ficar no conforto de Jerusalém. 

Um dia, quando Davi, no ócio, passeava na sua casa real, avistou a linda Betsabá, mulher de Urias, se banhando. Davi, que era um desses inúmeros Don Juans que Israel produziu, e que não tinha freio moral algum, conhece Betsabá (no sentido bíblico de “conhecer”) e a mesma engravida. 

Davi fica desesperado, porquanto essa seria a prova inequívoca do seu crime. O fato de gerar um filho não era problema para Davi, já que o mesmo, totalmente entregue a uma superpoligamia era pai de Amom, Quileabe, Absalão, Adonias, Sefatias, Jitreão, Sâmua, entre outros. 

Vil como poucos, Davi então manda chamar Urias, para que o mesmo fique com sua esposa Betsabá, faça amor com ela, e pense que ele seria o pai da criança. Mas Urias é a personificação da virtude! Numa das mais belas passagens da bíblia (para um ser esclarecido), Urias diz a Davi: 

“A arca e Israel, e Judá ficam em tendas; e Joabe meu senhor e os servos de meu senhor estão acampados no campo; e hei de eu entrar na minha casa, para comer e beber, e para me deitar com minha mulher? Pela tua vida, e pela vida da tua alma, não farei tal coisa”

Davi então tenta outro estratagema maligno: derrubar a virtude de Urias com bebida alcoólica. Porém, Urias, mesmo ébrio, se recusa a ir para sua casa e ver Betsabá.

Não restou outra saída a Davi a não ser assassinar Urias, do modo mais torpe possível: mandando-o para a linha de frente da batalha, com dolo de matá-lo. O corajoso Urias batalha com bravura, mas infelizmente é morto por um soldado inimigo, na verdade uma longa manus do real assassino Davi.

Pergunto: Como pode um assassino e adúltero obter a fama de um grande rei? A própria bíblia, quando quer louvar Davi, sempre que pode tenta omitir esses crimes do grande rei de Israel. Conheci vários Davis, porém nenhum Urias. Talvez tudo esteja ao contrário nesse mundo, todos os princípios invertidos. Mas eu não sou desses: Vou me espelhar no exemplo do bom, corajoso e leal Urias. Esse sim foi grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário