segunda-feira, 24 de junho de 2013

QUERER PODER (OU O NEGRINHO DE NOVA IGUAÇU)



Eu queria o poder
Queria tomar o poder
Poder ser poderoso, o mais poderoso do mundo
Poder fazer da minha palavra lei
Ah, o poder... eu queria poder, mas não posso

Se eu pudesse, agasalharia toda criança
Que neste momento treme de frio
A primeira seria aquele negrinho magro e pobre
Razão de ser deste poema
Como treme o pobrezinho!
Eu tremo ao contemplar sua dor
Quem está por ele? Deus?
Deus dorme agasalhado numa cama quente celestial
Quem for esperar Godot, que espere sentado
Ele tão cedo não vem...
Aquele negrinho está só
Sozinho em companhia das mazelas sociais

Eu queria o poder
Queria tomar o poder
Poder ser poderoso, o mais poderoso do mundo
Poder realizar grandes feitos
Ah, o poder... eu queria poder, mas não posso

Se eu pudesse, alimentaria toda criança
Que neste momento sente fome
A primeira seria aquele mesmo negrinho
Que tremia de frio e ainda treme
(Pois eu não tenho poder)
Como é pobre o tremidinho!
Aposto que não comeu faz tempo
Quem está por ele? Deus?
Deus degusta agora um manjar divino
Regado a vinho e hidromel
Ele está bastante ocupado
Aquele negrinho está só
Sozinho em companhia da fome e do frio eternos

“Qual a necessidade do poder?
É um negrinho apenas
Dê um casaco e farinha para ele!”
Não! Aquele negrinho não é só um negrinho
Aquele negrinho é um símbolo
Aquele negrinho são todos os negrinhos
Que sofrem de fome e de frio
Nem negrinho aquele negrinho é
Ele é de todas as cores
Negro-amarelo, negro-vermelho, negro-marrom, negro-preto
E, por que não, negro-branco

Dizem que o artista pode tudo
Com sua infinita criatividade
(Imponentarte)
Eu fiz um poema
Este poema não vai matar a fome do negrinho
Tampouco vai aquecer o negrinho
Eu queria mesmo era poder podar
Todo mal que assola o mundo
Mas nada posso.  Isso posso: NADA
(Impotentarte)







terça-feira, 21 de maio de 2013

PLANOS DE UM FUTURO PRESIDENTE




Um grande amigo meu disse que a sociedade ideal na concepção dele seria uma sociedade na qual as pessoas não passassem fome. Discordo completamente, a gente não quer só comida.  Se eu fosse presidente, eu implementaria uma série de mudanças que, a meu ver, trariam um avanço enorme para as pessoas.  O partido não seria de direita nem de esquerda, mas sim o PARTIDO PRA FRENTE. Segue a minha concepção de sociedade ideal:
1) Da questão social: A desigualdade social não é um problema, fomos enganados esse tempo todo. Não há problema em muitos ganharem pouco e poucos ganharem muito. Não somos iguais e não devemos ser iguais. O problema é que muitos não têm o mínimo, o mínimo para sua subsistência, como um teto para viver, uma carne para comer, uma TV para assistir, etc. A dignidade humana será um dos fundamentos do meu governo, e o governo fará todos os esforços para dar esse mínimo de dignidade para as pessoas. Entre as propostas está um programa de assistência severamente controlado para evitar injustiças na distribuição. Só os verdadeiramente necessitados receberão o auxílio, que será provisório. O cidadão precisa ser estimulado a trabalhar. Para tanto o trabalhador deve ser valorizado.
1)a) Dos trabalhadores: Os trabalhadores terão seu salário mínimo aumentado para o que hoje equivaleria a R$ 800,00. É utópico duplicar, triplicar de uma só vez o valor do salário mínimo. E o meu governo vai ter os pés no chão, sem utopia, focando no possível e viável. Quanto aos trabalhadores rurais, um órgão super atuante especializado apenas na questão da função social da terra vai concluir que terras estão cumprindo sua função social. As que não estiverem serão dadas aos trabalhadores sem terras. No mais a questão da terra não será tocada.
2) Da saúde
Um serviço de saúde pública de qualidade será implementado, sendo mantido o sistema da saúde privada que vigora. Os sistemas de saúde pública de Cuba, ex-URSS e França, serão tomados como base, tudo adaptado às realidades do nosso sistema e país. Tal sistema de saúde pública consistirá na criação de mais hospitais e mais equipamentos. Não há mistério, há descaso, má administração e roubo.
3) Dos valores da sociedade
A sociedade se baseará no respeito a todas as religiões, incluindo o candomblé e o ateísmo. Não haverá religião oficial, o estado será laico.
O casamento homossexual será reconhecido, bem como todo tipo de igualdade entre homossexuais e heterossexuais (o respeito deve ser mútuoe real, isto é, não se pode confundir uma relação de igualdade com uma imposição da cultura homossexual como alguns o fazem). Os direitos iguais de homens e mulheres serão reconhecidos.
A “malandragem positiva”, esse jeito brasileiro de ser, com swing, articulação, bom papo, é louvável, é uma de nossas marcas registradas. Mas a “malandragem negativa”, que consiste em enganar o próximo e contar vantagem sobre, será combatida. A “malandragem negativa”, que infelizmente também é uma de nossas marcas registradas, é um vício de caráter, e como tal deve ser tratado.

4) Do Direito
A maioridade penal será mantida aos 18 anos.
 A constituição Federal deverá ser mudada para que se inclua uma e apenas uma pena de morte: A pena de morte para político que desviar verba pública. A situação da corrupção está incontrolável, então medidas drásticas devem ser tomadas para dissuadir, e na falha da dissuasão, para se punir o político corrupto. O crime de desvio de verbas públicas deve ser considerado o mais grave de todos, e sua pena deve ser aplicada inclusive ao Presidente, caso seja provado num processo (garantido o contraditório e a ampla defesa) que o mesmo foi corrupto.  
A constituição Federal também deverá ser mudada para que se acabe com o teatro chamado Júri popular. Os crimes dolosos contra a vida serão julgados por quem estudou Direito por anos, ou seja, por juízes de direito.
Os juízes, promotores, defensores públicos, procuradores e políticos prestam serviço de enorme valia para a sociedade, por isso custam muito aos cofres públicos com razão. Porém, os mesmos serão estimulados a honrarem esse elevado valor que custam ao Estado cumprindo uma carga horária de oito horas por dia, de segunda a sexta. A justiça seria mais célere e efetiva dessa forma, entre outros benefícios.

4)a) Da questão das drogas
Todas as drogas serão legalizadas. Seu uso não será estimulado, pelo contrário, o governo usará da propaganda para evitar que as pessoas usem drogas. A qualidade da droga será controlada. O governo arrecadará imposto com a venda das drogas. As pessoas poderão usar drogas em casa ou em alguns lugares específicos apenas. Os usuários de crack não ficarão nas ruas, não serão ignorados pelo Estado (que só atua para prendê-los). Os mesmos serão tratados por clínicas especializadas.
4)b) Dos presos
Os presos serão tratados com dignidade e terão acesso a atividades culturais no presídio, como filmes, livros, palestras, música, etc. O preso será educado na prisão. O preso poderá trabalhar na prisão. Devemos lembrar que o preso voltará para a sociedade, não existe pena perpétua.
4)c) Do aborto
O aborto será permitido, por qualquer motivo, apenas em clínicas do Estado. Lá a mulher será obrigada a assistir uma palestra sobre a responsabilidade que envolve o sexo e interromper uma gravidez, bem como sobre o uso de métodos anticoncepcionais para quem não quer conceber.
5) Da Economia
O país continuará capitalista, mas as “asas” do capitalismo serão cortadas. O capitalismo não pode ser selvagem. As grandes empresas e os bancos deverão investir ainda mais em cultura, como no TEATRO PRA FRENTE e no CINEMA PRA FRENTE que serão tratados a seguir. O desenvolvimento realmente sustentável será estimulado. A lógica do lucro, do mercado, não pode tomar proporções que ultrapassem o tolerável, ou seja, não haverá devastação de florestas, exploração de trabalhador, etc.
6) Da Política
Meu partido não será revolucionário, mas quer fazer mudanças, tudo nos moldes da democracia como concebida atualmente. A paz e a liberdade serão regra, porém, para conter uma ascensão da extrema esquerda (comunismo) ou extrema direita (fascismo), tanto interna quanto externa, medidas de enfrentamento poderão ser tomadas em prol da democracia (o equilíbrio entre os extremos), mas nunca por meio da tortura, completamente abolida.
Os militares serão valorizados, e um investimento maciço será feito para equipar Marinha, Exército e Aeronáutica, bem como para aumentar seus salários.
A política externa será, em regra, de alinhamento e parceria com todos os países.
7) Da educação
Os professores do ensino fundamental, médio e superior ganharão salários justos e bem parecidos (cerca de R$ 7.000 para os que começam, nunca menos) tendo em vista que a tarefa de educar uma nação é uma das mais nobres que existe, não havendo razão a distinção de níveis de importância no que toca a educar crianças, adolescentes ou adultos.
Os livros dos grandes gênios da literatura serão estimulados nas escolas. O pensamento crítico também.
O aluno ficará de manhã e de tarde nas escolas públicas e terá as mais diversas atividades (culturais, esportivas, etc.). Os professores deverão observar os talentos dos alunos e conversar com os mesmos sobre o futuro deles, e propor que os mesmos sigam na área onde se destacam.


8) Dos esportes
Os esportes serão estimulados de todas as formas, bem como a vida saudável e equilibrada.
Os atletas brasileiros serão mais valorizados. Não se concebe que um atleta talentoso tenha que seguir outra carreira pelo fato de ganhar como esportista um salário medíocre.

9) Da cultura
Será criado o TEATRO PRA FRENTE, um teatro grátis para todos, com grandiosas apresentações e grandiosa arquitetura, sendo totalmente custeado pelas grandes empresas e bancos. Tal teatro somente encenará peças de dramaturgos considerados grandes (os outros teatros continuarão existindo, não será de forma alguma um monopólio cultural). O TEATRO PRA FRENTE vem para somar. Peças dos seguintes dramaturgos serão apresentadas lá (rol exemplificativo): Shakespeare, Ésquilo, Sófocles, Aristófanes, Calderon, Ibsen, Schiller, Goethe, Beckett, Molière, Racine...
O TEATRO PRA FRENTE também apresentará óperas dos grandes gênios da música, bem como apresentações de orquestras nacionais e internacionais.
Também será criado o CINEMA PRA FRENTE, um cinema grátis para todos, totalmente custeado pelas grandes empresas e bancos, com filmes dos grandes diretores (os outros cinemas continuarão existindo, não será de forma alguma um monopólio cultural). Filmes dos seguintes diretores serão exibidos nele (rol exemplificativo): Godard, Kubrick, Fassbinder, Lang, Fellini, Scola, Bergman, de Sica, Visconti, Kurosawa, Truffaut...
Serão criados espaços exclusivamente para intelectuais se reunirem para discutirem sobre os rumos do país, sobre cultura, arte, etc. Hoje esses lugares não existem e os intelectuais que pensam realmente e podem fazer a diferença estão em falta.
A arquitetura do país será renovada, demonstrando que uma nova era se inicia. O belo será estimulado, bem como o criativo e o novo.

Essa sim é a minha sociedade ideal! E esses são os planos do meu governo. E você, me apóia? Então venha me ajudar logo, porque temos muito que fazer.


quarta-feira, 1 de maio de 2013

FERNANDO PESSOA(S)



Pessoas, chorei
Chorei ao ler teu espírito Ricardo Reis
Sim, espírito, pois és médium, Pessoas
És múltiplo
Como tu mesmo dizes
“A vida é múltipla
E todos os dias são diferentes dos outros
E só sendo múltiplos como eles
Staremos com a verdade e sós”


Pessoas, tu és enorme, tu sois enormes
O maior de todos, porquanto vários em um
Que honra entender teus idiomas
A língua portuguesa e a língua dos sentimentos
Sim, entendo, pois fui alfabetizado e amaldiçoado
Portanto eu sinto, sinto o que tu sentes
Em que pese minha falta de multiplicidade
- Haja vista eu ser dois, três no máximo e tu cento e vinte sete –
Até parece que sou um pouco pessoa também


Pessoas, ser plural
Tu fostes deveras singular
Quem cita meia dúzia de frases tuas
- Todas excelentes, justiça seja feita -
Deve imaginar que Pessoas é só mais um
Brilhante e sofredor poeta
Não!!!
Eles não sabem que a tua genialidade
É do tamanho da de Einstein, Da vinci e Michelangelo!


sábado, 27 de abril de 2013

O RELIGIOSO



                Hoje vocês conhecerão o Lenine da Silva, um rapaz sonhador e de bom coração. Em que pese ter somente dezoito anos e ter lido pouco, Lenine acha que entende todos os problemas do mundo e sabe como resolvê-los. Segundo ele, o marxismo é a cura de todos os males e injustiças da sociedade. Todo dia quando acorda, Lenine contempla a foto de seu ídolo-mor Marx, o alemão mais russo de todos, e repete almejando ganhar forças para encarar mais um dia, a famosa frase do Manifesto Comunista, sua bíblia: “Proletários de todo o mundo, uni-vos!”. Além desse livro, Lenine gosta muito d’O capital, um livro sagrado para ele. Todas as verdades que o jovem carrega consigo foram extraídas desses livros, bem como de interpretações dos mesmos.
                Na sala de jantar, Lenine costuma fazer suas refeições admirando as gravuras de Lenin e Stalin, os demais ídolos da Trindade. Assim como a Igreja se dividiu em Católica Romana e Ortodoxa, houve um grande cisma no marxismo, qual seja, a divisão entre trotskistas e stalinistas. Lenine é um stalinista roxo, digo, vermelho, que defende com paixão todas as ações de Stalin, o santo. Segundo o jovem, Stalin assassinou pouca gente (Lenine afirma que possui todos os documentos que comprovam isso). O rapaz também defende que os Gulags, longe de serem prisões e campos de trabalho forçado onde os adversários do regime eram torturados e passavam fome, eram na verdade hotéis cinco estrelas nos quais os presos tinham a oportunidade de trabalhar, estudar e tomar banho de sol (na Sibéria), tudo com muita dignidade. Já Trotski é o demônio, que traiu três vezes o movimento, assim como o apóstolo Pedro três vezes traiu Jesus.
                Um parêntese deve ser aberto aqui em justiça ao jovem: O pensamento do fanático Lenine pode ser perigoso, mas o jovem sem dúvidas tem boas intenções, ele realmente acredita que pode melhorar a situação do povo brasileiro (a pergunta é se ele continuará com esses pensamentos caso consiga chegar ao poder, visto que muitos defendem ideologias somente até a obtenção do poder, quando então abandonam seus velhos dogmas para jogar o jogo da política, mediante alianças pérfidas com adversários).
                Para melhorar a situação do povo brasileiro, o jovem, fiel à cartilha comunista, defende a tomada do poder pela revolução. Ao falar da tão esperada revolução, os olhos do jovem brilham e ele fala, em tom messiânico: “Quando a luz da revolução brilhar nesse Brasil, os ricos poderosos vão pagar pelas suas maldades e os pobres herdarão a terra e não sofrerão jamais”. É uma pena para ele que esse sonho esteja tão distante da realidade, porquanto hoje em dia, além dos estudantes utópicos, ninguém pensa seriamente em fazer uma revolução.
                Lenine está no primeiro período da faculdade de marxismo, digo, de História. Ele pensa em ser professor para poder educar as massas, ser o pastor dessas pobres ovelhas que, desconhecendo o valor da revolução, só conhecem as prisões da religião, cujos instrumentos de aprisionamento são seus dogmas incontestáveis, sua adoração cega a ídolos e imagens, seu fanatismo, entre outros. Para Lenine, a religião é o ópio do povo.

FIM

sábado, 30 de março de 2013

Urias, o Grande



Davi matou um gigante, cujo nome era Urias. Golias era ordinário, pequeno; Urias era enorme.  Guerreiro corajoso, leal e virtuoso, Urias lutou na batalha contra os amonitas, enquanto Davi resolveu ficar no conforto de Jerusalém. 

Um dia, quando Davi, no ócio, passeava na sua casa real, avistou a linda Betsabá, mulher de Urias, se banhando. Davi, que era um desses inúmeros Don Juans que Israel produziu, e que não tinha freio moral algum, conhece Betsabá (no sentido bíblico de “conhecer”) e a mesma engravida. 

Davi fica desesperado, porquanto essa seria a prova inequívoca do seu crime. O fato de gerar um filho não era problema para Davi, já que o mesmo, totalmente entregue a uma superpoligamia era pai de Amom, Quileabe, Absalão, Adonias, Sefatias, Jitreão, Sâmua, entre outros. 

Vil como poucos, Davi então manda chamar Urias, para que o mesmo fique com sua esposa Betsabá, faça amor com ela, e pense que ele seria o pai da criança. Mas Urias é a personificação da virtude! Numa das mais belas passagens da bíblia (para um ser esclarecido), Urias diz a Davi: 

“A arca e Israel, e Judá ficam em tendas; e Joabe meu senhor e os servos de meu senhor estão acampados no campo; e hei de eu entrar na minha casa, para comer e beber, e para me deitar com minha mulher? Pela tua vida, e pela vida da tua alma, não farei tal coisa”

Davi então tenta outro estratagema maligno: derrubar a virtude de Urias com bebida alcoólica. Porém, Urias, mesmo ébrio, se recusa a ir para sua casa e ver Betsabá.

Não restou outra saída a Davi a não ser assassinar Urias, do modo mais torpe possível: mandando-o para a linha de frente da batalha, com dolo de matá-lo. O corajoso Urias batalha com bravura, mas infelizmente é morto por um soldado inimigo, na verdade uma longa manus do real assassino Davi.

Pergunto: Como pode um assassino e adúltero obter a fama de um grande rei? A própria bíblia, quando quer louvar Davi, sempre que pode tenta omitir esses crimes do grande rei de Israel. Conheci vários Davis, porém nenhum Urias. Talvez tudo esteja ao contrário nesse mundo, todos os princípios invertidos. Mas eu não sou desses: Vou me espelhar no exemplo do bom, corajoso e leal Urias. Esse sim foi grande.